
Pedro Flávio Martins
Presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal
Conheço o Manuel Ramos desde criança, tendo acompanhado o seu percurso desde os escalões de formação. O Manuel é um atleta de excelência muito focado nos seus objetivos. Os últimos anos foram anos de investimento na modalidade, que o obrigaram a passar muito tempo fora da sua casa e da sua família. Conciliar o desporto de alto rendimento com os estudos não é fácil e também aí o Manuel tem conseguido bons resultados. Enquanto ex-atleta da mesma modalidade, reconheço a dificuldade que existe em conseguir resultados de destaque, num desporto tão competitivo e complexo como o Esqui Alpino. O Manuel tem, nos últimos anos, feito parte das seleções nacionais de Esqui Alpino, com participações muito satisfatórias em competições internacionais de relevo, tendo também sido integrado no Programa de Preparação Olímpica para Pequim 2022 e agora para Milão/Cortina 2026. O reconhecimento e apoio da Federação de Desportos de Inverno de Portugal continuará sempre a existir para todos os atletas que, como o Manuel, demonstrem talento, perseverança e vontade de chegar mais longe!

José Manuel Araújo
Ex-Secretário-Geral do Comité Olímpico de Portugal
O Manuel Ramos tem sido um exemplo de atleta pelas qualidades desportivas mas também pela especial capacidade de resistir às dificuldades da prática do esqui alpino em Portugal. Nascido na Covilhã, o Manuel evoluiu muito, superando dificuldades e estagiando muito fora do País, quando o seu nível desportivo subiu. Nas duas competições em que esteve integrado nas Missões do Comité Olímpico de Portugal - Festival Olímpico da Juventude Europeia Sarajevo 2019 e Jogos Olímpicos da Juventude Lausanne 2020 - a sua atitude como atleta e pessoa foram excecionais, merecendo o nosso reconhecimento e apoio.

Pedro Farromba
Secretário-Geral da Federação de Desportos de Inverno de Portugal
Membro da Comissão Executiva do Comité Olímpico de Portugal
O Manuel Ramos é um brilhante jovem desportista que a Federação de Desportos de Inverno de Portugal acompanha há mais de 15 anos. Começou connosco nos escalões de formação e fez todo o seu percurso em provas nacionais e internacionais conseguindo brilhantes resultados. No último ciclo olímpico fez parte do restrito grupo que integrou o programa de preparação olímpica e está já integrado o novo programa para os Jogos Olímpicos de Milão-Cortina de 2026. O Manuel e a sua família, com o apoio da Federação, têm feito um enorme esforço para o Manuel poder treinar e competir nas mais importantes provas mundiais de esqui, desde campeonatos do mundo a jogos olímpicos de juventude, obtendo excelentes resultados que vêm confirmar todo o seu potencial e a certeza de que é um dos atletas de topo que representam o nosso país numa modalidade tão competitiva como é o esqui alpino.

Vítor Pereira
Presidente da Câmara Municipal da Covilhã
O atleta Manuel Ramos, natural da Covilhã, tem tido um percurso desportivo de grande sucesso, tendo-se tornado campeão nacional absoluto de esqui alpino pela primeira vez aos 14 anos. A sua capacidade de trabalho, aliada ao enorme talento desportivo, tem levado este atleta ao palco de várias provas desportivas internacionais, consagrando-o como uma das maiores promessas dos desportos de inverno de Portugal, como o atesta as várias representações internacionais. De salientar ainda o enorme esforço pessoal, conjugando a sua vida académica com a exigente missão desportiva, vincando desta forma os seus traços de resiliência e paixão pela modalidade. A Covilhã, cidade de montanha por excelência, orgulha-se deste caminho de êxito, cuja ascensão tem apoiado e continuará a apoiar, na certeza de que o atleta Manuel Ramos personificará com toda a honra e mérito o verdadeiro espírito desportivo.

José Eduardo Carvalho
Presidente do Ski Club de Portugal
Presidente da AIP - Associação Industrial Portuguesa
Manuel Ramos é um atleta de alto rendimento na modalidade de esqui alpino. Representa em Portugal o Ski Club de Portugal, entidade associativa com mais de 80 anos de existência. No seu percurso desportivo em Portugal, foi campeão nacional nos diversos escalões de formação e chegou a campeão nacional absoluto aos 14 anos de idade. Atleta dotado de grande talento, alia essa capacidade a um espírito de sacrifício e de esforço digno de maior realce. De forma a desenvolver tecnicamente a sua aptidão e evoluir de forma competitiva numa modalidade muito exigente, começou a residir, treinar e a competir em Espanha a partir dos 15 anos. Fê-lo sozinho e sem qualquer suporte familiar nesse país. Esta atitude é reveladora da sua paixão pela modalidade e da sua perseverança em atingir o seu principal objetivo: Participar nos Jogos Olímpicos - Cortina em 2026. Num país que não cria condições para traduzir o talento em resultados, é necessário o apoio de todas as entidades para apoiar estes exemplos heroicos de atletas como é este caso em particular.

Emídio Guerreiro
Ex-Secretário de Estado do Desporto e Juventude
O Manuel Ramos, um jovem hoje com 21 anos que acompanho desde criança, tem demonstrado ao longo da sua já longa carreira desportiva uma enorme paixão pela modalidade do esqui alpino, traduzindo essa paixão em títulos nacionais consecutivos nos diversos escalões etários por onde passou, até ser campeão nacional absoluto ainda na adolescência. Sempre com a ambição de ser melhor e ir mais longe estabeleceu como primeira meta a qualificação olímpica. Para isso teve que tomar uma decisão que influenciou o curso da sua vida. Aos 15 anos saiu de casa e rumou sozinho a um país estrangeiro para poder evoluir numa modalidade que em Portugal não oferece as condições necessárias para atingir tal desígnio. Paralelamente conseguiu conciliar este projeto com o percurso académico, tendo aos 18 anos ingressado no ensino superior onde frequenta a licenciatura do ISCTE em Gestão. A forma de vida deste jovem, demonstrando paixão, mas ao mesmo tempo resiliência e espírito de luta perante todas as adversidades, deve ser apoiada tendo como objetivo a presença nos Jogos Olímpicos de Inverno Cortina 2026!

Fernando Parente
FISU – International University Sports Federation
O Manuel Ramos é um atleta de eleição e uma pessoa de alto rendimento, alguém que todos os dias se melhora e que qualifica a sociedade. Num desporto exigente, consegue ainda estar ao mais alto nível nos estudos e na vida. Vamos vê-lo certamente nos Jogos Olímpicos em 2026, porque para ele, os objetivos de vida são definidos por uma reta, unidos pelo caminho mais curto numa modalidade onde as curvas ditam o sucesso.

Duarte Lopes
Chefe do Gabinete do Secretário de Estado do Desporto
Ex-Coordenador da Unidade de Cultura e Desporto Universitário do ISCTE
O nosso estudante-atleta Manuel Ramos, da IBS, tem sabido conciliar de forma sensata, mas comprometida, os afazeres académicos com a sua vida desportiva. E tem-no feito de forma excelente, quer no ISCTE, quer na modalidade que escolheu para mostrar o seu talento. Devo ainda referir que, apesar da sua agenda preenchida, ainda consegue responder positivamente aos desafios que lhe vamos colocando no ISCTE, além dos estudos, participando ativamente na vida da organização. Parabéns Manuel. Seguimos juntos. Venha o próximo desafio!

Roman Gasienica
Head Coach at Integral Ski – Jaca (Espanha)
Manuel Ramos (Portu), atleta com um recorrido muito marcado pela paixão pelo esqui. Desde longe construiu a sua personalidade com os madrugadores nos glaciares, percorrendo longas distâncias em furgonetas e aviões. Sempre pontual à sua cota para vestir o fato e enfrentar as corridas – por vezes muito importantes – "a vida ou morte". Grande, valente, coração de uma personalidade aberta e generosa. Um incansável trabalhador que nunca questiona o porquê das tarefas, confiando na equipa e fazendo o que lhe corresponde. O objetivo: o sonho de um jovem, que está no caminho, lutando para ser olímpico. Não desiste após os golpes recebidos. As quedas são o percurso duro que marca a sua forma de vida. Obrigado por partilhar tudo. Vemo-nos na próxima olimpíada de inverno: Milano-Cortina 2026.